ESPAGUETE DE ABOBRINHA (+ ESPAGUETE INTEGRAL) COM MOLHO DE ABACATE E LIMÃO


Eu adoro a ideia do #espaguetedeabobrinha, mas realmente não é um prato completo e com densidade suficiente pra sustentar. Ao menos, não pra mim 😅. 

Por isso, minha sugestão de comer com os olhos e de forma nutritiva, é misturar o espaguete integral com a abobrinha! E deixar essa mistura muuito cremosa com o molho suculento de abacate e limão. Fresco, nutritivo, delicioso e de brilhar os olhos. 

Ainda daria pra completar com alguma proteína, como grão de bico, quinoa, tofu, tempeh..que pode ser na salada ou outro prato que acompanhe.


Ingredientes

 

Massa

2 abobrinhas raladas em tiras finas (tem ralador específico para esse corte, mas dá super pra fazer com um BOM ralador fino de mão)

150g de espaguete integral (aprox.. 1/3 do pacote)

 

Molho

1 xic. chá de abacate ou 1/2 abacate médio

2 col. de sopa de tahine ou 1/3 xíc. de chá de castanha-de-caju (ou nozes ou outra castanha) hidratada em água por 4 horas e escorrida. Se não quiser usar nenhum dos 2, você vai ter um molho mais leve e com predominância do sabor do abacate, também funciona J.

2 col. sopa de folhas frescas de manjericão e outras ervas (orégano, manjericão roxo, tomilho, alecrim)

1 col. sopa de azeite

Suco de 1 limão tahiti

1 dente de alho ligeiramente picado, sem o miolo

1/2 colher de chá de sal

 

Preparo

1. Cozinhe o macarrão até ficar al dente. Escorra, jogue um pouco de azeite e mexa pra não grudar.

2. Enquanto o macarrão cozinha, rale as abobrinhas no ralador fino, no sentido do comprimento, pegando do começo até o final, tentando não quebrar a tira no meio. A ideia é que fiquem compridas. Você só vai ralar até chegar no miolo/sementes. O miolo você pode guardar e usar em outras receitas, como sopas, massas e refogados.

3. Se quiser as tiras de abobrinha mais macias, refogue rapidamente com azeite na frigideira, mas dá pra usar crua mesmo nessa receita. Se for refogar, cuidado pra não passar do ponto e perder a textura firme, que é essencial nesse prato.

4. Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador ou processador e acerte a consistência com água filtrada. A textura é cremosa, mas que cai fácil ao despejar (não em pingos, sabe?)

5. Misture o macarrão com a abobrinha e o molho em uma tigela, até tudo ficar molhadinho.

6. Coloque em um prato fundo bonitão, decorando com folhas frescas de manjericão e castanhas trituradas. Maravilhoso, não?

 

Rende 2 porções

Comentários

Posts mais vistos