BOLO DE CENOURA DA SAUDADE (VERSÃO VEGANA)


O escolhido da série sobre saudade e comida afetiva não teve como ser outro, se não, o bolo de cenoura! Bolo já é a receita mais associada com afeto e, especialmente o de cenoura, é o mais amado dentre os bolos (não sou eu quem digo, são as buscas na internet mesmo). 


E, também, na minha memória, tinha que ser na forma retangular, aquela com marcas de muuita história e ...com calda crocante!


Ganache, brigadeiro e qualquer outra calda sofisticada que me perdoe, mas o bolo clássico de cenoura, é com calda de açúcar que quebra! Claro, dá pra fazer caldas bem legais e usando açúcar das frutas e, se quiser saber as que já testei, me avisa nos comentários. Sou vidrada nessas versões naturais, não nego, é que a proposta aqui era ser mais tradiça.


Ao menos, na cobertura, já que a minha sugestão de receita é vegana e sem glúten! Queria ser democrática e, juro, fica beemm fofinho e gostoso. Só não cresce, viu? Pode enxer a forma pra um bolo mais altinho, que não vai transbordar. E pode substituir 100% das farinhas por farinha de trigo integral também. 


Ingredientes

ÚMIDOS 

2 cenouras picadinhas (300 g)

½ xíc. chá de óleo vegetal

½ xíc. chá de água ou leite vegetal

1 col. de chá de vinagre de maça (opcional)

1 xíc. de chá de açúcar demerara ou mascavo


SECOS

1 1/2 xíc. de chá de farinha de arroz integral

½ xícara de chá de amido de milho ou fécula de batata

1 colher de sopa de fermento

1/2 xícara de nozes picadas


Modo de preparo 

1. Preaqueça o forno a 170ºC; 

2. Unte uma forma pequena (30 x 23cm) com óleo + farinha e reserve;

3. Em um liquidificador, bata os ingredientes líquidos, exceto o açúcar, até obter uma mistura homogênea. Acrescente o açúcar e bata de novo.

4. Em um recipiente, despege a massa. Vá acrescentando os ingredientes secos, menos o fermento, até incorporar tudo. Acrescente o fermento e misture até ficar homogêneo. 

5. Despeje na forma, "agite" levemente pra espalhar a massa e ficar lisa. 

6. Asse por 25-30 min. (ou até o palito sair seco), a 170ºC.


A calda você pode fazer só quando o bolo estiver esfriando, porque é rápida e precisa ser espalhada rapidamente no bolo antes que endureça. 


1 xíc de chá de açúcar mascavo 

3 col. de sopa de cacau em pó 

2 col. de sopa de óleo vegetal 

2 col. de sopa de água 


Lavar todos os ingredientes em fogo baixo, mexer sempre até borbulhar e começar a descolar do fundo, cerca de 8-10 min. Desligar e já cobrir o bolo rapidinho.


CONHEÇA NOSSOS QUADROS CRIATIVOS E AFETIVOS PRA QUEM AMA COMIDA (ACESSE A LOJA NO MENU)

SIGA @CORDEQUE_BR



Comentários

Posts mais vistos