Risoto de Limão Siciliano com Cebola Caramelizada e Nozes


Risoto é aquele prato que impressiona e sustenta as visitas rs. Parece elaborado, mas é bem simples de fazer. Os segredos são: escolher o arroz certo, fazer um bom caldo de legumes caseiro e acertar o ponto. Ninguém merece comer risoto com grãos ainda crus. Muita maldade isso! Eu ensinei um caldo mais simples, pra fazer mais rápido, mas vale pesquisar como se faz um caldo original, a moda francesa. Dizem que o caldo é tão importante na culinária francesa que o cara que faz o caldo é o cara na cozinha!

Eu usei metade de arroz arbóreo, próprio para Risoto, e metade arroz cateto integral. Assim fica mais nutritivo, já que o arroz arbóreo é bem polido (refinado) e pobre em nutrientes. O cateto é um grão curto, parece uma bolinha e fica camuflado no risoto.
Esse risoto de limão é azedinho mesmo, por isso vai bem com a cebola caramelizada, mas vale investigar se as pessoas que vão comer, gostam desse sabor mais azedo. Bem, vamos a receita:

Ingredientes
1 xícara de chá de arroz arbóreo
1 xícara de chá de arroz cateto integral
2 litros de caldo de legumes caseiro com 1 1/2 colher de chá de sal (faça com sobra pra não faltar)
Suco de 1 limão siciliano
1 colher de sopa cheia de raspas da casca do limão siciliano (Você precisa usar o lado do ralador que são uns buraquinhos ou um zester (ralador específico pra isso) ou descascar o limão, cortar em tirinhas e depois picar igual salsinha)
100 ml de vinho branco seco (opcional, dá pra fazer sem)
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picadinho
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de óleo de coco (ou creme vegetal ou manteiga vegana)
1/4 xícara de nozes picadas

Cebola Caramelizada
4 cebolas roxas médias em rodelas finas
1/2 a 1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de vinagre balsâmico (se não tiver, colocar 1 colher de chá de açúcar mascavo)
1 colher de sopa de azeite

Como preparar?

Para fazer as cebolas, aqueça o azeite na frigideira e refogue as cebolas até murcharem bem. Acrescente o sal e o vinagre balsâmico e continue refogando. Quando estiver dourando e grudando um pouco, jogue água e refogue até secar. Quando estiver caramelizada, desligue. Não chegue ao ponto de queimar.

Para o risoto, é essencial fazer um bom caldo de legumes e com tempo. Mas, como não funciona bem assim na vida moderna, pegue alguns legumes que você tenha pra usar, descasque e vá colocando em uma panela: cenoura, abobrinha, casca de cebola, talos de espinafre, etc. Mais ou menos 2 xícaras de chá de cascas para 2L de água. Acrescente ervas secas, como alecrim ou tomilho, um fio de azeite e o sal.  Deixe ferver em fogo baixo até reduzir 1/3 ou 1/2 do volume. Coe, adicione o suco do limão e reserve.

Em uma panela larga e funda, aqueça o azeite e refogue o alho. Quando dourar levemente, adicione a cebola. Refogue por 1 minuto e adicione o arroz. Refogue por uns 3 minutos até selar todos os grãos. Quando estiver começando a grudar, acrescente o vinho. Quando secar, vá adicionando o caldo de legumes, 2 a 3 conchas por vez. Mexa sempre e espere secar, até colocar mais caldo. Repita o processo até o arroz ficar cozido e bem cremoso. Você provavelmente vai usar todo o caldo de legumes.
Para saber se está no ponto, o grão não pode estar branco por dentro, você vai perceber que no começo ele é muito branco e, aos poucos, o branco vai diminuindo até ficar uma bolinha bem pequena no centro. O ponto é quando esse branco some ou fica bem pequeno no centro do grão. Você também pode pegar um grão e morder. Se estiver resistente, ainda não está pronto.
Finalize com as cebolas caramelizadas e as nozes por cima.

Rende 4 a 6 porções 

Comentários

Posts mais vistos