Quibe de Grão-de-Bico com Espinafre, Pasta de Soja e Chutney de Manga


A ideia era fazer um omelete de grão de bico (aquele sem ovo e que parece uma panqueca), mas como sempre preciso usar sobras da geladeira, mudei os planos. O congelador precisava ser desafogado e encontrei por lá grãos de soja cozidos e congelados, pimentões coloridos picados, salsinha, cebolinha e resíduo de leite de amêndoas (que parece trigo para quibe hidratado). E, na geladeira, um resto de trigo para quibe que minha irmã me lembrou de usar.

Eu já tinha cozinhado o grão-de-bico e então decidi fazer esse quibe mais proteico. Tinha comprado espinafre na feira e juntei à receita para deixar mais nutritivo ainda. Já fazia um bom tempo também que na dispensa estava um vidro de chutney de manga pronto da Queensberry. Super recomendo por ser bem gostoso, ter uma composição bacana e ser prático (propaganda de coração rs).

O legal desse quibe é que já é uma refeição completa, por ter vários grupos de alimentos: trigo (cereal), grão de bico (leguminosas),  espinafre (hortaliças) e nozes (oleaginosas). Acompanhado de uma salada colorida, fica perfeito. Você pode fazer e congelar para comer aos poucos na semana. Ele mantém a textura e fica bom mesmo frio, uma boa pra refeições fora de casa. Você pode substituir o trigo por Quinoa em grãos ou Painço em grãos, mas talvez tenha que colocar um pouco de aveia ou Quinoa flocos para reduzir a umidade e não ficar com consistência muito macia. O quibe deve ficar mais sequinho.

Vamos ver no que deu:

Ingredientes

3 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido com sal (deixar mais macio para processar facilmente)
1 1/2 xícara (chá) de trigo para quibe
3 xícaras (chá) de água quente
3 xícaras (chá) de folhas de espinafre picadas cruas (guarde os talos para outra preparação, ou pique bem e refogue antes de acrescentar no quibe)
3 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1/2 xícara de chá de pimentões coloridos picadinhos
1/2 xícara (chá) de salsinha e cebolinha picadas
4 colheres (sopa) de hortelã fresca picada
4 colheres (sopa) de limão
4 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de tahine
2 colheres (chá) de sal moído
1 colher (chá) de curry em pó
1 colher (chá) de páprica defumada
1/2 xícara (chá) de nozes picadas

Pasta de soja (tipo homus, mas com grãos de soja, ideia da mãe de uma amiga que tem descendência síria para aproveitar a soja que vinha na cesta "nada básica" da Mãe Terra)

2 xícaras (chá) de grãos de soja cozidos com sal
1/2 xícara (chá) de tahine
1/4 xícara (chá) de água ou água de cozimento da soja
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
Suco de 1 limão
1/2 colher (chá) de sal moído

Como preparar?

Pré-aqueça o forno a 200°C.
Ferva a água para hidratar o trigo, na medida indicada. Quando ferver, apague o fogo, coloque o trigo na panela e tampe. Deixe hidratar por ao menos 15 minutos.
Coloque o grão-de-bico já cozido no processador com o azeite, tahine e suco de limão e bata até obter uma pasta uniforme. Se precisar, acrescente 1/4 de xícara de água para ajudar a bater.
Em uma vasilha grande, coloque a pasta de grão-de-bico, o trigo hidratado, o espinafre, todos os temperos e as nozes. Misture bem, com as mãos (bem limpas) é mais fácil uniformizar bem.
Unte uma assadeira com azeite e coloque a mistura. Faça riscos para decorar e marcar os pedaços. Pincele azeite e asse por 1 hora ou até as laterais ficarem levemente douradas. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir, pois muito quente o kibe ainda fica muito macio e desmancha ao cortar.

Para fazer a pastinha, basta bater tudo no processador até ficar cremoso e homogêneo.

Armazene por até 3 dias, em um pote bem fechado, na geladeira. Como ficará mais seco, é legal comer com um molhinho como homus, chutney, babaganush ou outro que gostar.

Rende 15 pedaços médios ou 1 forma de 30 x 15cm.

Comentários

Posts mais vistos