Nhoque de Mandioquinha Que Derrete na Boca



Eu acho que não conheço ninguém que não goste de nhoque, ainda mais se ele estiver bem macio e derretendo na boca...humm.. salivei aqui de lembrar.. Não existe né? O único problema do nhoque é que é demoradinho pra fazer as bolinhas e cozinhar, pelo menos eu acho porque não sou lá muito ágil na cozinha 😅. É uma receita que recomendo fazer para poucas pessoas, 4, no máximo, se você não tiver ajuda. Por isso, se um dia eu fizer nhoque pra você, saiba que você é muito especial pra mim rsrs.

Ingredientes

8 mandioquinhas médias cortadas em 4 partes (eu não tiro a casca e no final, não dá pra perceber muito, mas você vai vê-las ao fazer as bolinhas)
2 batatas Asterix cortadas em pedaços do mesmo tamanho que a mandioquinha (com casca) - você pode usar a mesma quantidade só de mandioquinha se preferir
4 colheres de sopa de azeite
2 a 3 colheres de sopa rasas de farinha de trigo ou arroz integral
1 colher de chá rasa de sal
1 pitada de noz moscada ralada na hora

Molho de Tomate Caseiro
1 lata de tomate pelado em cubos (se for inteiro, corte em cubos)
4 tomates italianos picados
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picadinho
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de tomilho fresco ou 1 colher de sopa de manjericão picado

Como preparar?

O grande truque do nhoque é assar os legumes em vez de cozinhá-los na água. Assim eles ficam mais sequinhos e você precisa adicionar pouca farinha pra chegar no ponto. Para assar, você tem algumas opções, como untar uma assadeira com azeite e cobrir com outra assadeira, para evitar plástico ou papel alumínio. Ou, usar um plástico para forno e envolver os legumes picados (tipo uma trouxinha mesmo). Assim, o vapor concentrado assa os legumes mais rápido e sem grudar. Se você usar papel alumínio para envolver os legumes, passe azeite dentro para não grudar. Leve os legumes para assar a 200°C por cerca de 45 minutos. Quando os legumes estiverem assados, coloque-os em uma tigela, amasse até virar purê e acrescente os demais ingredientes. Misture bem com uma colher ou com as mãos até homogeneizar. Deixe a massa descansando na geladeira enquanto faz o molho.

Para fazer o molho, refogue o alho primeiro no azeite até dourar, acrescente a cebola e refogue até murchar e depois os tomates picados. Quando murchar, acrescente a lata de tomate pelado, o sal e refogue até engrossar um pouco. Acrescente as folhinhas de tomilho e desligue.

Antes de começar a fazer as bolinhas, encha uma panela funda com água e coloque pra ferver.

Em uma tábua ou bancada, jogue um pouco de farinha. Pegue um pouco da massa e faça rolinhos de 1,5 a 2 cm de diâmetro. Corte em quadradinhos. Se você quiser bolinhas bonitinhas, precisa enrolar os quadradinhos na mão. Faça isso até terminar a massa. Deve render em torno de 100 bolinhas.

Quando a água estiver fervendo, acrescente umas 10 bolinhas por vez, dependendo do tamanho da panela. Não pode ser muito, pois podem grudar. Elas sobem rápido, assim que subirem, retire da água com uma escumadeira, delicadamente para não desmanchar. Coloque as bolinhas no refratário que for servir. Faça isso até cozinhar todas as bolinhas. Sirva com o molho quentinho e decore com o tomilho.

Rende 3 a 4 porções.



Comentários

Postar um comentário

Posts mais vistos